Histórico

Aprovada pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) de 1946, determinando que para se ter um sindicato é preciso inicialmente ter uma associação com no mínimo dois anos de vida. Foi assim que um grupo de empresários joinvilenses deu os primeiros passos para a criação do que hoje é o Sindicato do Comércio Varejista de Joinville e Região (SINDILOJAS). A associação, na época coordenada pelo empresário Lourival Amandus May (in memoriam) fez um acordo com a Associação Comercial e Industrial de Joinville – ACIJ, no qual todas as questões referentes ao que viria a se tornar o Sindicato eram intermediadas pela ACIJ. Após o período legal, então se realizou uma assembleia que formou uma comissão, que em 1972 cria oficialmente a Associação de Lojistas. Composta por empresários do setor, em 22 de agosto de 1977, a entidade sindical é homologada através da Carta Sindical número MTB 318854, certificada pelo Ministério do Trabalho, transformando-se no atual Sindicato do Comércio Varejista de Joinville e Região.

PRESIDENTES

Lourival Amandus May 1977 a 1986

O primeiro presidente da entidade, Lourival Amandus May, além de ser o responsável pelas atividades iniciais do Sindicato, coordenando sua fundação e instalação, também foi o responsável pelas primeiras Convenções de Trabalho realizadas. À frente da entidade no período de 1977 a 1986, Lourival, no ano de 1985, firmou uma parceria entre o Sindicato e a CDL Joinville, para a compra de uma propriedade na Rua Ministro Calógeras. Ousado, Lourival já almejava a construção da sede própria do Sindicato.

Gerd Haufe 1986 a 1992

Em 1986, Gerd Haufe assume a presidência do Sindicato, com a proposta de dar continuidade ao projeto de reconhecimento e crescimento da entidade, enfrentou os altos e baixos da economia brasileira. Na época, a alta inflação e a oscilação dos preços, promoveu um verdadeiro turbilhão nas empresas de como proceder diante do momento econômico enfrentado pelo Brasil. A fiscalização ostensiva do Governo promoveu dentro do Sindicato reuniões diárias entre empresários na defesa do segmento junto aos órgãos de governamentais. O então presidente Gerd Haufe conduziu com maestria as questões relacionadas à classe em um momento de economia tumultuada. Ele presidiu o Sindicato até 1992 e teve um papel fundamental para o fortalecimento da categoria. O que é acordado nas Convenções Coletivas de Trabalho, objetivo principal do Sindicato, passa a ser lei, e a mesma é reformulada anualmente junto aos empresários da categoria, daí a importância dos comerciantes elegerem presidentes com discernimento para as negociações.

Gonçalo do Nascimento 1992 a 2004

Participante ativo das federações e confederações, Gonçalo do Nascimento presidiu o Sindicato do Comércio Varejista de Joinville e Região de 1992 a 2004. Desde que tomou posse, teve o desafio de projetar a estrutura da sede própria, sua prioridade foi juntar recursos financeiros para estruturar as negociações da compra da nova sede e deixar uma receita suficiente para que o Sindicato pudesse sobreviver sozinho. Sua meta foi fazer com que o Sindicato conquistasse seu próprio espaço dentro do segmento lojista. Já com a política econômica brasileira estabilizada pelo então ministro Fernando Henrique Cardoso, que lançou o Plano Real, Gonçalo também passou a defender a possibilidade real de aumento para os empregados, priorizando sempre a ideia de bons salários para a categoria. Fundador da Apolo Calçados, Gonçalo do Nascimento chegou em Joinville em 1960, natural de São João Batista. Veio para estudar e logo começou a trabalhar como auxiliar de escritório. Administrador nato, para aumentar sua renda começou a comprar calçados e revender de casa em casa na cidade. Algum tempo depois, já com uma boa clientela formada, no dia 19 de março de 1962, abre uma lojinha de 36 m². O negócio promissor foi crescendo e, em 1974, inaugura uma nova loja, já em prédio próprio e com 250 m², proporcionando a Apolo Calçados o título de uma das maiores lojas de Santa Catarina, representando e distribuindo as maiores marcas do Brasil. Mesmo com a vida profissional em ascensão, desde a fundação do Sindicato, Gonçalo sempre encontrou tempo e participava ativamente das discussões da categoria. Ainda em 1974, foi convidado a participar da CDL. Com muito trabalho e dedicação, Gonçalo usou sua experiência administrativa para trabalhar em prol do Sindicato, quando dava expediente diuturnamente para acompanhar a construção da sede própria. “Tenho muito orgulho das medidas adotadas por mim e pelos ex-presidentes, o Sindicato atuou sempre de maneira muito modesta, desenvolveu suas atividades visando às causas sindicais e patronais, sempre dentro de uma linha heterodoxa, de economia para a entidade”.

Claudio Klein 2004 a 2007

Após a gestão de Gonçalo, Cláudio Celso Klein, empresário que atua no ramo de revenda de motos, tendo a concessão da marca Honda e sendo proprietário do Shopping São Francisco, assume a presidência do Sindicato. À frente da entidade no período de 2004 a 2007, Cláudio deu continuidade ao projeto do desenvolvimento do setor.

Luiz Carlos Steinck 2007 a 2010

Nascido em Lages no dia 20 janeiro de 1953, o empresário do ramo de confecções e ex-presidente do Sindicato, Luis Carlos Steinck iniciou sua história de vida profissional em 1969, quando participou da fundação da CDL/ SPC – Lages, sendo também o primeiro funcionário contratado da entidade. No ano de 1971, foi trabalhar na rede A Barateira, de Lages. A identificação com o trabalho desenvolvido pelas entidades representativas levou Luis, nessa mesma época, a fazer parte da diretoria da CDL Lages. Com uma trajetória promissora no setor de Comércio, em 1979, foi transferido para Chapecó, onde durante quatro anos gerenciou a filial da rede A Barateira e também fez parte da diretoria da CDL Chapecó, como conselheiro do SPC. Em agosto de 1983, Luis Steinck chega a Joinville, ainda como gerente de loja, ingressa na diretoria da CDL Joinville, na qual permanece até dezembro de 2008, tendo como último cargo o de vice-presidente financeiro. Representante ativo dos anseios do comércio, em 2003 foi eleito vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina – FCDL. No ano de 2007, passou a fazer parte do conselho de representantes da Federação do Comércio – Fecomércio.

Osnildo de Souza 2010 a 2013

A nova gestão do SINDILOJAS tem como maior expectativa para este mandato, prestar serviços de qualidade aos associados e representados. Reciclar o lojista é um dos principais projetos, buscando a excelência que é exigida pelo consumidor. Osnildo é guiado pela busca da excelência e usa a frase que justifica o fato de ter como objetivo colocar o SINDILOJAS no mesmo rumo: “Vivemos a época de excelência e inovação”.

Raulino Esbitescoski 2014-2021

Ao assumir a gestão do Sindilojas em 2014, vi que tínhamos muito trabalho pela frente em prol dos lojistas associados, cuidar da CCT, negociar com o sindicato laboral, manter uma aproximação e um bom diálogo com as entidades de classe, para isto montamos uma diretoria capaz de ultrapassar todas estas barreiras. Minha trajetória dentro do movimento lojista e empresarial me habilitou para ser presidente do SINDILOJAS. Fui presidente da CDL Joinville por dois mandatos, Vice-Presidente na ACIJ por três mandatos, primeiro presidente do Convention & Visitors Bureau de Joinville, presidente da associação dos lojistas do Shopping Mueller Joinville por quatro mandatos, atualmente vice-presidente Financeiro Administrativo da FCDL-Florianópolis .

Carlos Grendene 2022-2025

Sou empresário lojista em Joinville desde os anos 90. Minha experiência como presidente da Associação de lojas do Shopping Mueller, presidente da CDL Joinville em duas gestões e atualmente vice presidente e também conselheiro diretor do SPC/SC. Com isto, me credencio para contribuir com boas ações em favor do movimento lojista . Também conto com a representatividade da diretoria, composta por lojistas de sucesso que farão a diferença perante aos sindicatos de nossa região, entidades de classe e governamental. Vamos estar no lugar certo e na hora certa com ideias simples que darão resultados. Nossa Gestão 2022/ 2025, já está trabalhando para os grandes desafios, que não serão poucos.